CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Codau avança com obras para eliminar mau cheiro no centro
13/11/2017

O Codau programa para o feriadão da Consciência Negra, 19 e 20 de novembro (domingo e segunda-feira), intervenção na Avenida Leopoldino de Oliveira, no trecho em frente ao calçadão, para dar sequência ao programa Caça-esgotos clandestinos. Um das ações planejadas para eliminar o mau cheiro no centro e ampliar as ações de despoluição do córrego das Lajes.

O programa visa a retirada de lançamentos clandestinos de esgotos que hoje estão direcionados para a galeria de água pluvial. O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, explica que desde 2016 a autarquia vem realizando a retirada desses esgotos e 95% do total programado já foram concluídos.

A outra frente que contribuiu para despoluir os córregos sob as avenidas e por conseqüência colaborou para reduzir o mau cheiro, tratou-se da implantação do interceptor de esgoto na Santa Beatriz. A obra foi concluída em duas semanas e meia, numa extensão de 500 metros, e a avenida entregue com recapeamento completo, também em um curto espaço de tempo, em menos de 30 dias.

Os comerciantes foram avisados com panfletagem de porta em porta, além de sinalização planejada nas vias perpendiculares para desvio do trânsito. ‘A comunicação da obra foi bastante eficaz. Sem dúvida, um diferencial de trabalho do Codau. Foi tudo bem rápido, o que nos deixou bem aliviados, disse Edilson Honorato da Silva, proprietário de uma bicicletaria, há 11 anos no local.

“Tínhamos receio do retorno da obra. Mas quando vimos a forma de trabalho, com apenas um lado sendo interditado de cada vez, tudo sendo feito para ter mais agilidade e gerar o mínimo de transtorno possível, nos sentimos privilegiados. Deu gosto de ver”, ressaltou Bruno Brandão Matias, proprietário de uma loja de colchões.

Para Otávio de Azevedo Oliveira Júnior, advogado e proprietário de uma garagem de carros, há 13 anos na avenida, a rapidez foi o diferencial da obra. “Meu imóvel tem uma testada grande aqui na Avenida e pensei que fosse ter problemas durante as obras, que fossem demorar muito, gerar muitos transtornos, mas também me surpreendi com a agilidade”.

O presidente do Codau explicou que os interceptores de esgotos foram implantados em todas as avenidas do centro, e restava apenas último trecho da Santa Beatriz para ser concluído. ‘O que nos preocupava era fazer a obra sem que ninguém fosse prejudicado, com agilidade, planejamento necessário e antes do período chuvoso’.


Guaritá ressaltou que logo após as melhorias na Av. Santa Beatriz o Codau voltou o planejamento para as intervenções do Caça Esgoto. Ainda restam poucas ações, mas de execução mais complexa por conta das interferências subterrâneas existentes.

Os últimos lançamentos indevidos, situadas na Av. Leopoldino de Oliveira, são os mais preocupantes em termos operacionais. Um deles era situado perto da concessionária Texas, e que já foi resolvido. Agora no próximo feriadão a intervenção será na Avenida, perto do calçadão, na margem esquerda da pista (sentido centro/Univerdecidade). ‘Nesta área temos cabeamentos da Cemig, Infovias, Algar Telecom, Embratel, além das redes de água do Codau. Será retirado o lançamento de esgoto indevido de dentro do canal e executada nova rede. E também aproveitaremos para desobstruir o ramal pluvial em frente à pastelaria e acabar com o represamento de água que está prejudicando comerciantes e pedestres da região’, conclui Guaritá. Ele lembra que o tempo deverá estar firme para que as equipes possam trabalhar com segurança. Caso chova, a operação será postergada para o próximo feriado.

Uma outra intervenção futura do Caça Esgoto Clandestino deverá ser realizada na Leopoldino, também localizada próximo ao calçadão, mas na pista inversa, sentido Univerdecidade/centro.

Ascom Codau/jornalista Edna Costa
11.11.17