CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Prefeitura e Codau inauguram a ETE Hugo Rodrigues da Cunha
25/11/2017

O prefeito Paulo Piau e o presidente do Codau inauguraram nesta sexta-feira(24), a terceira Estação de Tratamento de Esgotos do município, a ETE Hugo Rodrigues da Cunha. Com isso Uberaba passará a contar com 98,4% de esgotos tratados. O índice é praticamente a universalização do componente de tratamento, posição que pouquíssimos de municípios brasileiros conseguiram alcançar. O valor global da obra foi de R$ 13,8 milhões, disponibilizados através do Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal.

A ETE Conquistinha passa a ser denominada ETE Hugo Rodrigues da Cunha, em homenagem ao ex-prefeito de Uberaba. O presidente do Codau ressalta que na administração do governo atual foram entregues duas estações de tratamento, a Filomena Cartafina e agora a nova ETE.

A inauguração foi muito prestigiada. Entre os presentes estavam o deputado federal Marcos Montes, o deputado estadual Tony Carlos, além de centenas de pessoas, secretários municipais, vereadores, autoridades municipais, bem como de lideranças de bairros, alunos de escolas municipais, universitários da UFTM e Universidade Federal de Viçosa, que faziam uma visita técnica às unidades do Codau.

O Prefeito destacou que a nova ETE permitirá, já a partir de 2018, colocar o município em destaque nacional. E apostou - “a Estação colocará Uberaba no topo do que se refere aos melhores índices de saneamento do Brasil e com certeza, no ano que vem, estaremos entre as 10 cidades que mais investem e oferecem estrutura de saneamento para a população, seja em água ou esgoto”.

O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, reforçou que a Estação é um marco importante para a cidade. ‘É um compromisso de Uberaba devolver a água limpa para os corpos hídricos, após captarmos e usarmos a água dos mananciais. Estamos interrompendo um ciclo de décadas de poluição do Conquistinha e seus afluentes. O Codau entrega uma estrutura moderna e automatizada. Agora para o futuro está em nosso planejamento uma quarta Estação, com vistas à expansão imobiliária da cidade. Para o presente, as três ETEs já nos permitem ter 98% de esgotos tratados’.

NOVA ETE - A nova Estação de Tratamento de Esgotos Hugo Rodrigues da Cunha está instalada em uma área de 283 mil metros quadrados e funciona com tecnologia através de tratamento biológico. A estação foi projetada para apresentar eficiência acima de 90% de remoção de carga poluidora (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO e Sólidos Suspensos) e tem capacidade para uma vazão máxima de efluentes de até 240 l/s, o que significa que em carga plena ela atenderá a uma população de até 120 mil pessoas. Jorge Luis Scheffer, supervisor de obras da NWM Engenharia Eletrônica Ltda., construtora da obra, explicou que a ETE é totalmente automatizada, o que permite autonomia de funcionamento, alto índice de operacionalização e solução de problemas, já que o próprio sistema detecta falhas e aponta o que deve ser corrigido.

ESTRUTURA - A ETE possui uma unidade de tratamento preliminar, duas lagoas aeradas facultativas, quatro lagoas aeradas de mistura completa, dois reatores anaeróbios, uma lagoa de desidratação do lodo e duas casas de sopradores. Toda região leste será beneficiada com a estação, que já receberá o esgotos captados da sua área de atuação através de dois emissários - o Conquistinha 1 e 2. Após o devido tratamento, os efluentes serão direcionados ao Ribeirão Conquistinha.

A partir desta sexta-feira (24) a nova unidade já começou a funcionar e nos próximos 90 dias entra na fase dos testes de operação para ajustes finais dos equipamentos e dos estruturas das lagoas de tratamento. É nesta fase que as colônias de bactérias, responsáveis pela depuração do esgotos, também serão formadas. Nova equipe de servidores que acaba de ser chamada pelo concurso público, além dos técnicos da ETE Rio Uberaba serão os responsáveis pela operação da Estação Hugo Rodrigues da Cunha.

Entre os bairros que passam a ser beneficiados por esta ETE estão: Jd. Primavera, Uberaba I e II, Elza Amuí I, II, III e IV, Manoel Mendes, De Lourdes, Maringá I e II, José Barbosa de Souza, Antônio Barbosa de Souza, Zeca Mendes, Filinha Mendes, Oneida Mendes, Cidade Nova, Jardim Alvorada, Chica Ferreira, Costa Teles, Residencial 2000, Parque Buritis, Residencial Antônio Caiado, Jardim Itália, Jardim Santa Clara, Parque das Aroeiras, Parque das Gameleiras e Jardim Metrópole, Valim de Melo, Anatê I, Residencial Guilherme Borges Staciarini, Princesa do Sertão, Rio de Janeiro I, Isabel Nascimento e Jardim Maracanã.


Ascom Codau 24.11.2017