CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Nota de Esclarecimento – Qualidade da Água em Uberaba
26/12/2017

Com relação a informações que têm circulado nas redes sociais sobre a qualidade da água distribuída na cidade, o Codau esclarece que faz análises rotineiras para testar a qualidade da água e emite um relatório anual impresso e outro mensal direto nas contas de água dos consumidores.

A água distribuída em Uberaba chega com qualidade até a residência dos consumidores e são realizadas, em média, 350 análises mensais. Entre os principais quesitos observados estão: cor, turbidez, cloro, PH e flúor. Diversas análises também são feitas em pontos de grande circulação como escolas, hospitais e creches, e também nos bairros rurais abastecidos por poços artesianos ou por mananciais.

Os parâmetros físico-químicos e microbiológicos analisados seguem normas e proporções de amostragem do Ministério da Saúde, portaria 2914/2011. O MS estabelece um valor máximo de unidade para cada parâmetro e todos se encontram dentro dos limites da lei.

Além das análises feitas pelo laboratório interno da autarquia, o Codau possui contrato com um laboratório externo creditado, que faz ensaios complementares mais complexos, como é o caso dos parâmetros inorgânicos e orgânicos, para constatar a presença de elementos tóxicos (presentes, por exemplo, em agrotóxicos). O plano de amostragem para todos esses parâmetros são seguidos à risca e os resultados das análises entregues para as autoridades competentes do Município e Estado.

O Codau informa ainda que mantém seu Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC, via 115, com atendimento 24h por dia. Percebendo qualquer anormalidade na água distribuída, os consumidores podem entrar em contato direto com a autarquia, que enviará equipes para análise da água in loco.

Ascom Codau
26/12/2017