CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Codau participa do 8º Fórum Mundial da Água
26/03/2018

Equipe de técnicos do Codau participou da programação do 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, na semana passada, para representar a autarquia neste evento que reuniu mais de 170 países para debater, trocar experiências e ações em temas críticos relacionados à água, no que tange a sua conservação, proteção e conscientização, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, com base na sustentabilidade ambiental.

O evento global foi organizado pelo Conselho Mundial da Água, organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Fórum foi dividido por temas técnicos, políticos, encontros de negócios, sustentabilidade, cidadania, processos regionais e outros eventos paralelos. Foram 140.000 visitações ao longo dos 6 dias de evento.

Os engenheiros do Codau participaram de debates e mesas redondas como de temas relacionados à água e esgoto, como a Melhoria do Saneamento e Gestão de Águas Residuais; Oportunidades de Investimento em Água e Infraestrutura de Saneamento, com a participação do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), EUA; Secas e inundações como fenômenos hidrológicos extremos, com participação da Universidade de Zaragoza(Espanha); Agenda para o Desenvolvimento da Gestão de Recursos Hídricos, controle de custos para a gestão da água urbana, entre diversos outros.

O grupo técnico do Codau, em que também participou a coordenação da Comunicação Social da autarquia, fez visitas à Expo Internacional, com dezenas de pavilhões de países, governos, empresas e universidades que mostraram o que há de novo no desenvolvimento do saneamento no mundo e no Brasil. E ainda visitou a Vila Cidadã, um espaço aberto à comunidade com diversas experiências educativas e inovadoras e atividades formativas, interativas e sensoriais para a construção de soluções visando a melhoria do uso da água. O espaço também ofereceu apresentação de dezenas de experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas e gestão no uso da água. A proposta foi de conduzir o visitante a perceber que individualmente é possível replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.

Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau, ressaltou que em um ambiente tão interativo, com tantas ideias, exemplos mundiais e debates de interesses voltados para o saneamento, a autarquia não poderia deixar de participar. ‘Unir os temas água e meio ambiente e relacioná-los ao cotidiano das empresas, que lidam e fazem uso deste produto para a atender as cidades e seus habitantes, nos torna responsáveis pela busca das melhorias necessárias”, ressaltou Luiz Guaritá.

Ascom Codau 26.03.18