CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Codau inicia nova etapa do Programa Caça-Esgotos
22/05/2018


Criado para identificar e eliminar os esgotos clandestinos que ainda são lançados dentro das galerias de água pluvial do centro de Uberaba, o Programa Caça-esgotos do Codau iniciou mais uma etapa neste mês. Agora a investigação entrou nas avenidas Santa Beatriz, Pedro Salomão e Santos Dumont.

A iniciativa visa ampliar as melhorias sanitárias desses canais pluviais e avançar na despoluição dos córregos, sob as avenidas centrais da cidade. O Programa Caça-esgotos divide-se em duas fases, a primeira com o levantamento dos possíveis locais de lançamentos clandestinos, e a segunda com a intervenção propriamente dita, para a retirada desses esgotos irregulares, lançados dentro dos canais pluviais e o seu redirecionamento correto para os interceptores de esgotos, já implantados nas avenidas.

Nesta nova etapa do projeto, a fase de investigação já foi concluída. Engenheiros e equipe técnica do Codau percorreram internamente os canais das avenidas onde foram encontrados 11 pontos irregulares. Dois desses lugares já receberam intervenção. Um na Av. Pedro Salomão, já concluída, e outra na Av. Santa Beatriz, esquina com a Rua Apolônio Sales, iniciada nesta terça-feira, dia 22.

Na Santa Beatriz, durante a vistoria inicial, o local indicou a necessidade de reconstrução de uma parede do canal pluvial, muito desgastada devido ao lançamento indevido de esgoto nesta coordenada. Com a abertura da Avenida foi possível localizar uma cratera subterrânea, que ameaçava ceder o asfalto. A obra está em andamento e deverá ser finalizada nesta quarta-feira (23).

Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau, explica que o Programa Caça-esgotos clandestinos foi lançado em setembro de 2016 e já foram retirados mais de 460 lançamentos irregulares das avenidas centrais da cidade. O último local a receber a intervenção, antes desta nova fase, foi a Leopoldino de Oliveira, na esquina com a Rua Artur Machado, em frente ao calçadão. “Essa é uma intervenção que podemos fazer somente no período da seca e a cada nova etapa nos deparamos com situações inesperadas. Nosso objetivo é localizar e eliminar todos os pontos e nosso compromisso é definitivamente ir acabando com o enorme e histórico problema do mau cheiro no centro”, afirma Guaritá.

Ascom Codau – 22.05.2018