CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Codau inicia manutenção em poço profundo
28/05/2018

Programada para começar na última quinta-feira (24), a limpeza do poço profundo do Centro de Reservação 6, no bairro Olinda, teve início na manhã desta segunda-feira (28), por volta das 11h. O poço está em manutenção corretiva dos filtros, localizados há mais de 430 metros de profundidade.
Assim como o previsto, o bombeamento ocorrerá por 36 horas, com previsão de terminar na noite desta terça-feira (29). O diretor de Saneamento do Codau, Olavo Resende Júnior, explica que foram detectadas incrustações no interior do filtro que resultaram em obstrução de parte do poço.

A água proveniente da ação de limpeza dos filtros está sendo desprezada, pois ela contém partículas oriundas do interior do poço. Após essa fase será realizada uma vistoria com filmagem para avaliar os resultados da desincrustação de materiais que estavam sedimentados nos filtros.

O serviço de limpeza do poço foi adiado para esta segunda-feira (28) pois a empresa especializada, contratada para a prestação desse serviço, teve dificuldade de chegar na cidade por conta da greve dos caminhoneiros.

O Codau esclarece que o poço profundo está em manutenção corretiva há alguns meses. Como sua operação estava comprometida, ele permanecia desativado. Neste intervalo, foram realizadas investigações técnicas, por parte de empresas especializadas. Todas as intervenções foram licitadas, o que também demandou tempo. Assim que identificado o problema de incrustação nos filtros fez-se licitação para a prestação do serviço que solucionaria este problema específico.

O Codau esclarece que todas as decisões técnicas para colocar em funcionamento o poço foram tomadas com responsabilidade e respeitando a legislação. O desprezo dessa água que contém solução química desincrustante é a alternativa correta, pois a água desse processo de limpeza não pode de maneira alguma ser destinada para consumo humano.

É fato que o Codau trabalha com prazo exíguo para colocar o poço em funcionamento e ajudar no abastecimento da cidade neste período de greve dos caminhoneiros e também para o período de seca que se aproxima. Vale lembrar que os outros dois poços do Codau ( do Centro de Reservação 10 e do 11) já estão em atividade, para suprir a demanda da cidade.

Ascom Codau – 28.05.2018