CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Dia do Consumidor é comemorado pela Prefeitura Codau e Procon
16/03/2017

Com uma média de fluxo de 300 pessoas/dia no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Codau e mais outras 60 diariamente na Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o dia do Consumidor foi lembrado pelos dois órgãos públicos. Um evento durante todo esta quarta-feira foi especialmente montado para receber que precisou ir até as unidades.

No SAC, na sede administrativa do Codau e no Procon os consumidores foram recebidos com um café de boas-vindas. A iniciativa contou com a parceria da Fundação Cultural e da RN Saúde que ofereceu profissionais para aferir pressão e distribuir orientações sobre saúde e bem estar. O público ouviu música e recebeu exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e folhetos educativos.

O presidente do Procon, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli anunciou o retomo do serviço de atendimento ao consumidor pelo telefone, o tridígito 151. Rodrigo Mateus explica que é mais um canal de comunicação e servirá para agilizar os atendimentos. O 151 do Procon ajudará a evitar que a pessoa saia de casa apenas para buscar orientação, o que será feito pelo telefone, deixando assim o atendimento presencial somente para registrar os casos de reclamação, explicou ele.

Outro canal que passa a funcionar a partir deste sábado é um celular atendimento pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhtasApp. Rodrigo Mateus explicou que a preocupação do órgão era poder oferecer um serviço também nos finais de semana. Pelo celular os fiscais poderão orientar os consumidores em casos de violação do Código de Defesa do Consumidor e interceder, se necessário presencialmente, para registrar um auto de infração e fazer valer os direitos do cidadão, como detalhou o dirigente do Procon.

Os consumidores também poderão tirar fotos e enviar pelo aplicativo eventuais situações irregulares relativas ao CDC que podem compor futuramente como prova em um processo administrativo que poderemos mover contra a empresa infratora, ressaltou ele.

O custo de ligação para o 151 é local e já está em operação das 8h às 18h de segunda à sexta-feira. O número do celular que atenderá somente nos finais de semana pelo WhtasApp é 9 9869- 9000.

Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau reforçou que esta quarta-feira, 15 de março, foi também especial para a autarquia, que segue uma política de valorizar e respeitar os consumidores. Encaramos da seguinte forma. É o consumidor que é o nosso patrão e nosso cliente. E temos a obrigação de atende-lo bem. Esta frase está estampada em todas as unidades operacionais do Codau e nas de atendimento ao público.

Assessoria de Comunicação Social