CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



CODAU ABRE A SEMANA DA ÁGUA NESTA QUARTA-FEIRA
21/03/2017

Com a expectativa de receber 3.000 mil alunos com idades entre 8 e 10 anos o Codau abre nesta quarta-feira a sua 10ª Semana da Água. O evento este ano começa exatamente na data em que se comemora o dia Mundial da água, 22 de março. Já está confirmada a participação de 38 escolas do sistema municipal de ensino, entre as municipais, estaduais e particulares.

Para receber todo este público o Codau também mobilizou muitos parceiros que trarão para o Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), na Univerdecidade suas melhores práticas positivas ambientais.

Animais - A Uniube/Fazu montarão um estande especial com os animais silvestres resgatados, por exemplo, de atropelamentos nas estradas e que foram encaminhados para o Hospital Veterinário. O professor Cláudio Yudi comandará o espaço interativo com exemplares dos animais reabilitados, em uma ação para sensibilizar as crianças no que tange ao respeito à vida e à natureza.

A Cemig montará um aquário com peixes de espécies migratórias, como Piapara, Curimba e Pacu-caranha, que fazem parte do projeto de repovoamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas da empresa.

A Polícia Ambiental também levará os animais para o espaço da 10ª Semana da Água. Como em todas as outras edições o estande fica repleto de animais silvestres empalhados, que despertam nos pequenos a curiosidade sobre a diversidade da fauna no cerrado mineiro.

O famoso mosquito da dengue fará parte do estande da Zoonoses, da Secretaria de Saúde. A mobilização dentro de casa para o combate aos focos do mosquito será tema principal deste estande, sempre presente em todas as edições do evento do Codau. E a Vigilância Ambiental vai demonstrar como são realizadas as análises de água e o trabalho do setor para fiscalizar a qualidade da água na cidade.

A Uniube e o Instituo Agronelli ensinarão aos estudantes como é gerado o ciclo da água, como funciona um ecossistema e como é o mecanismo da filtragem da água. Um terrário fará parte das exposições neste estande que ainda distribuirá DVD, jogos e cartilhas do projeto Água.

A equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde vai ensinar as crianças a correta escovação dos dentes e também como é possível economizar água nesta tarefa diária e corriqueira.

A Facthus trará para a Semana da Água uma maquete para demonstrar a importância das matas ciliares e do correto manejo do solo na melhoria da demanda hídrica dos rios, lagos e nascentes. A Fundação Cultural estará em uma sala projetando um filme especial sobre o rio Uberaba - O rio de minha Terra - e a Secretaria de Educação vai divertir as crianças com a sala verde. Um ambiente de criatividade sobre as inúmeras maneiras de reutilizar os resíduos sólidos, o lixo, e depois transformá-los em arte.

80 alunos do IFTM, UFTM, Uniube e Facthus vão trabalhar como monitores para receber as milhares de crianças inscritas para os três dias do evento. A Secretaria de Trânsito e Codau comandarão a segurança para o embarque e desembarque dos participantes, que chegarão de ônibus na Univerdecidade. O Codau também organizou esse transporte.

E por fim, a autarquia também montará seus estandes próprios, com temas diversos: como ler e entender a fatura de água; os prejuízos de misturar a água de chuva com a rede de esgoto dentro dos imóveis; como economizar água e as curiosidades da fauna e flora da Alameda das Barrigudas, onde está instalado o CETA.

A Semana da Água começa nesta quarta-feira, dia 22 e segue até sexta-feira, dia 24. Os horários são das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h. O evento é gratuito e aberto também para a comunidade. A atração principal será um planetário. Todas as crianças terão oportunidade de conhecer mais sobre a questão da preservação ambiental com o filme educativo, que mostrará o ciclo da agua, seus usos, a poluição das águas entre outros temas.

Assessoria de Comunicação Social