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Codau investe na recuperação de dívidas dos consumidores
17/04/2017

O Codau já alcança resultados positivos com o programa de redução de inadimplência dos seus consumidores, através de nova sistemática de aviso de suspensão de água.

Os clientes após serem informados com até dois avisos de débitos nas contas de água, agora também recebem mais um comunicado impresso em casa. Nessa notificação de corte há um prazo de 48 horas antes da efetivação da suspensão da água. Somente em março deste ano foram emitidos em torno de 3.000 avisos.

O Codau também adotou uma outra sistemática de recuperação de créditos. Um call center ativo foi montado com a finalidade de lembrar o consumidor que as contas estão em atraso. Na fase de testes a efetividade foi de 60%. De cada 100 ligações, 60 clientes pagaram as contas. Ajustes da Tecnologia da Informação estão sendo finalizados e em pouco menos de um mês começará a funcionar definitivamente, observou o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto.

Para ele todo o esforço de reativar a positividade do cadastro de inadimplentes está sendo empreendido. O foco desse procedimento é reduzir esse passivo. Hoje em nosso sistema 46,64% de nossos clientes não pagam a conta de água no primeiro mês em que a recebem. Esse número cai para 21,35% no segundo mês, quando o Codau já emitiu a segunda conta do imóvel. No ano passado tivemos 12 meses de consumo, mas o Codau arrecadou o correspondente a apenas 11 meses por conta da inadimplência, concluiu Luiz Guaritá.

O Codau permite o parcelamento das dívidas, numa forma de auxiliar o consumidor. É possível dividir a quantia em até 12 parcelas. Mas, nessa negociação o consumidor precisa pagar à vista 20% do valor do débito e aí sim, o restante pode ser dividido, desde que as parcelas mínimas sejam no valor de R$ 20,00. O presidente da autarquia lembrou ainda que há uma multa de quase R$ 700,00 pela violação do lacre que o Codau instalada no hidrômetro ao fazer o corte de água no imóvel. Outra penalidade para esses casos, é que o consumidor também perde o direto de parcelar a sua dívida.

Assessoria de Comunicação Social