CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Emissário São Bento contribuirá para despoluição do rio Uberaba
25/04/2017

O Codau avança com as obras de implantação do emissário de esgotos São Bento. Esta obra visa captar esgotos lançados ainda in natura da região norte da cidade, no alto do Bairro Boa Vista e transportá-los até à Estação e Tratamento de Esgotos (ETE)Francisco Velludo, por meio do emissário já existente às margens do córrego das Lajes.

Todo o emissário São Bento terá quase 5 km de extensão e o traçado parte da Estação de Recalque, às margens do rio Uberaba, segue por áreas não edificadas dos loteamentos Monte Castelo, Nenê Gomes, São Bento e entra pela Univerdecidade, margeia a Av. Randolfo Borges Júnior até encontrar do Emissário Rio Uberaba, nas proximidades da sede da Epamig. Parte desta obra foi executada por uma empresa da cidade Patrocínio, vencedora da 1ª licitação, mas que logo depois abandonou a execução do projeto por falta de capital de giro. O Codau depois de transpor longos entraves burocráticos, junto ao governo federal, realizou uma segunda licitação e agora dá continuidade às obras, com a mesma verba não reembolsável, na ordem de R$ 4 milhões. Os recursos foram disponibilizados através do Orçamento Geral da União (OGU), do Programa Saneamento para Todos/modalidade Esgotamento Sanitário.

Além do traçado onde a tubulação será instalada, a obra prevê também a construção de uma Estação Elevatória de Esgotos (EEE) nas proximidades da Barragem de Captação no rio Uberaba. Cerca de 50% da tubulação já estão implantada e a previsão de entrega é ainda no primeiro semestre deste ano, conforme explicou o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. Trata-se do complemento do projeto de despoluição do rio Uberaba em relação ao esgoto doméstico. É uma prerrogativa do governo Paulo Piau concluir todas as obras do esgotamento sanitário e assim elevar os índices de tratamento de esgotos da cidade à casa dos 100%, ressaltou ele.

Os esgotos a serem coletados pelo interceptor São Bento estão situados na bacia do Córrego Água Santa e na margem direita do Córrego das Lajes. E os bairros beneficiados com o novo emissário são o Jardim Nenê Gomes, Vila São José, Jd. Espírito Santo, Jd. São Bento, Jd. Bela Vista, Morada do Sol, Vila Arquelau, Conj. Boa Vista, Vila Presidente Vargas, Vila Leandro e Vila Ceres. Atualmente os esgotos captados nesses bairros são lançados in natura no Rio Uberaba ou direcionados para fossas sépticas com sumidouro, e a partir da operação do emissário, elas serão desativadas oferecendo condições ambientais favoráveis na região.

Assessoria de Comunicação Social