NOTÍCIA

Codau e PMU iniciam as microconferências do PMSB

19/04/2013

Nesta segunda-feira (15) a mobilização da comunidade para a participação nas microconferências do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foi iniciada com os moradores dos bairros Fabrício, Vila Olímpica, São Bento e setores próximos. A partir desta primeira reunião o município entrou na fase de coleta dados junto a população, levantando as demandas pontuais ou genéricas sobre água, esgoto, drenagem das águas de chuva e resíduos sólidos (lixo) em cada setor de Uberaba.

Esta é a hora para ouvirmos a comunidade. Cada um pode e deve colocar a sua opinião sobre como queremos o futuro de Uberaba, explicou Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau. A autarquia e a Prefeitura estão responsáveis pela concretização do PMSB.

Na microconferência de segunda participaram pais de alunos da escola Uberaba (onde foi o encontro), moradores e formadores de opinião. Entre as demandas apontadas a curto prazo estava a melhoria de drenagem em ruas do bairro Fabrício. Outras a médio prazo, como o reforço e ampliação das ações de coleta seletiva em toda a cidade. Uma sugestão registrada para o Plano foi a implantação de projetos pilotos em um determinado bairro para testar as soluções mais adequadas para o reaproveitamento dos resíduos sólidos domésticos e da construção civil.

De cada microconferência são escolhidos os delegados que participarão das duas audiências públicas programadas para o mês de maio e outra no final do ano. Nelas os delegados votarão as propostas que integrarão o projeto de lei a ser encaminhado para a Câmara dos Vereadores ainda este ano. 2013 é prazo limite para que Uberaba aprove o seu Plano de Saneamento.

Assessoria de Comunicação Social