Acompanhe as ações em destaque da CODAU.
A Barragem Prainha terá o seu corpo construído em concreto colado e concreto estrutural, além de uma fundação com injeção de cimento. Sua capacidade de reservação será de 2 milhões de m3, além de uma vazão de abastecimento de 1,20m3/s. A empresa Maciel Assessores S/S Ltda é contratada para o gerenciamento e fiscalização da revisão do projeto executivo e da obra de construção da barragem Prainha. E a empresa RHA Projetista realiza a revisão dos levantamentos, estudos, projetos básico e executivo da barragem. Com os projetos básico e executivo concluídos a Codau realizará licitação da obra, prevista para 2024.
A Codau está aumentando em 24% a capacidade de reservação de água em Uberaba.
Quatro novos reservatórios estão em construção, que juntos irão ampliar o armazenamento em mais de 18 milhões de litros.
São eles:
CR-11 – Uberaba I - Ampliação do atual Centro de Reservação e perfuração de um novo poço profundo, com bombeamento de água do Aquífero Guarani. (será entregue em jan2024)
CR-14 – Univerdecidade (entregue e em operação desde 31.10.2023)
CR-15 – Recreio dos Bandeirantes
CR-16 – Jardim Espanha
O novo Centro de Reservação (CR-14) atende agora a região dos Distritos Industriais II e IV, a ZPE, além de várias chácaras localizadas na Univerdecidade. Foram construídos dois reservatórios na unidade. Um metálico cilíndrico, com capacidade para 600 mil litros, e o elevado de 75 mil litros. Este complexo, construído em uma área de 8.600 m2, é abastecido por um poço profundo.
O Rio Grande foi definido como a melhor opção de nova matriz de abastecimento para os próximos 30 anos. O estudo técnico, apresentado em audiência pública, realizado pela Projetae - Água e Esgoto Ltda., empresa de engenharia especializada, analisou três fontes de abastecimento - o Rio Araguari, o Rio Grande e o Aquífero Guarani - visando atender a demanda hídrica para um universo futuro de 447 mil habitantes.
O documento contém a análise de dados do município e estudo demográfico; diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Água (SAA); estudo de mananciais e de tratabilidade; estudo de alternativas para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA), concepção e planos de investimentos. A classificação quanto à tratabilidade da água do rio Grande é classe II, a mesma do Rio Uberaba. Portanto, torna-se potável com o tratamento convencional.
A distância do ponto de captação no Rio Grande até a malha urbana são 300 metros de desnível e 29 km de adução. O estudo técnico ainda apontou que a demanda hídrica da cidade para os próximos 30 anos é de 1.757,54 litros/segundo.
O novo sistema de abastecimento para Uberaba é solução para a expansão do município, porta aberta para o seu crescimento, atrativo de investimentos e sobretudo é mais garantir qualidade de vida, no que tange ao saneamento da cidade.
Desde setembro de 2022 a Codau aderiu ao Mercado Livre de Energia. Neste modelo, o cliente tem o poder de escolher seu fornecedor de energia, negociando as condições de contratação do produto. O objetivo é o de reduzir os custos operacionais da energia elétrica da Companhia, um dos insumos que mais impactam na operação dos sistemas operacionais.
A Codau adquire uma energia limpa, de fontes alternativas como a fotovoltaica, eolóica e biomassa. São matrizes renováveis com a geração de energia de baixo impacto ao meio ambiente, capaz de atender a demanda energética sem a emissão de gases ou agravamento dos impactos ambientais.
80% do consumo total da Companhia agora são obtidos desta fonte alternativa. Onze unidades da Companhia estão com este modelo de negócios.