Informações gerais
Informações gerais
a) Confira se houve alguma alteração na rotina da casa (novos moradores, obra ou reforma, limpeza de grandes áreas, férias em casa, entre outras);
b) Confira a leitura do hidrômetro (somente números pretos), veja se ela está correta, se ela foi emitida por média ou se há parcelamentos. Caso a leitura esteja igual ou superior ao que foi feita pelo leiturista, então está correta. Caso contrário, anote os números pretos no verso da conta ou tire uma foto do visor do hidrômetro de forma que mostre a leitura e o número de série do equipamento (registrado abaixo do visor, em baixo relevo no metal) e leve até o SAC.
c) Caso a leitura esteja correta, faça os testes de vazamentos. Ao encontrar o vazamento, faça a manutenção devida e com os comprovantes do serviços em mãos, leve até o SAC para que seja analisada a conta e a situação do vazamento.
Verifique a leitura do hidrômetro, anote os somente números pretos no verso da conta ou tire uma foto do visor do hidrômetro de forma que mostre a leitura e o número de série do equipamento (registrado abaixo do visor, em baixo relevo no metal) e leve até o SAC.
A segunda via da conta pode ser retirada pelo site www.codau.coddm.br ou pelo aplicativo do Codau Atende.
O consumidor deverá pagar as contas vencidas e informar à Codau, no atendimento presencial ou por meio do WhatsApp, enviar uma foto do comprovante de pagamento junto com a conta de água. O comprovante deve apresentar o número de autenticação legível, a parte superior da conta, com o identificador, competência e valor.
Esta consulta poderá ser feita por meio do telefone 115 (Fale 115 Codau), pelo site www.codau.com.br, pelo aplicativo Codau Atende ou no SAC.
A solicitação para inclusão ou exclusão de débito automático é realizada diretamente no seu banco pelo titular da conta. Bancos conveniados para débito automático são:
001 - Banco do Brasil;
033 - Santander;
104 - Caixa Econômica Federal;
237 - Bradesco;
341 - Itaú;
389 - Mercantil do Brasil;
756 - Bancoob/Sicoob.
Para a primeira ligação de água ou ligação de esgoto: procure o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) com os seguintes documentos:
1.Original do documento do imóvel - contrato da loteadora, contrato da CEF, Cohagra ou órgãos similares e, se for o caso, a escritura do imóvel registrada em cartório.
2.Declaração do número do imóvel expedida pela Prefeitura de Uberaba: Av. Dom Luiz Santana, 141 (Santa Marta) A expedição é gratuita. Acesse também pela internet: http://www.uberaba.mg.gov.br/facilitatudo/conteudo,158
3.CPF ou documento de Identidade.
4.Informar o quadrante da rua. (Indicar também um ponto de referência)
Segunda ligação de água: conta de água e mais os documentos dos itens 1, 2 e 3.
Segunda ligação de esgoto: o consumidor solicita pelo 115 vistoria nas instalações de esgoto. Após concluída a vistoria, comparecer ao SAC com os documentos dos itens 1, 2 e 3.
O Benefício destina-se aos aposentados, pensionistas ou beneficiários do BPC.
Critérios/documentos:
Receber até máximo um salário-mínimo e meio;
O desconto será para o consumo de água até no máximo 10 m3/mês. O excedente será cobrado valor do m³, sem o desconto.
A conta de água deve estar em nome do aposentado, pensionista ou beneficiário:
Caso o imóvel seja alugado, apresentar o contrato original de locação (firma reconhecida em cartório), em nome do aposentado, pensionista ou beneficiário (BPC – Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social);
Se o imóvel estiver no nome do cônjuge e este for falecido, apresentar Certidão de Óbito juntamente com a Certidão de Casamento;
RG e CPF (originais) do aposentado, pensionista ou beneficiário;
Demonstrativo de crédito de benefício (extrato do banco, holerite ou contracheque) do último mês;
Validade do cadastro: 12 meses.
Verifique se o registro de entrada de água no imóvel está realmente aberto. Se está aberto, mas a água não entra, ligue para a Codau no 115. Também é possível registrar a demanda através do aplicativo Codau Atende.
Consulte o site (www.codau.com.br), as redes sociais (@codauuberaba) ou pelo 115 para saber se houve alguma suspensão programada ou emergencial para o bairro.
Ligue rapidamente para o telefone 115 e informe o nome da rua e um número de imóvel próximo. A Codau irá emitir uma Ordem de Serviço para solucionar o problema o mais rápido possível.
Faça a leitura do seu hidrômetro, que registra o consumo de água em metros cúbicos.
Faça assim:
a) Escolha uma data e faça a leitura deste dia.
b) Anote somente os números de cor preta do hidrômetro.
c) Repita a leitura no mesmo intervalo de dias que escolher. Esta leitura pode ser feita por dia, por semana, por quinzena ou por mês, por exemplo.
d) Depois subtraia este número pela leitura registrada anteriormente.
e) O resultado é o seu consumo de água no período entre as duas datas.
A suspensão de fornecimento de água (corte) pode ser no seguintes caso: inadimplência a partir de 30 dias. Fique atento, o 1º aviso de corte estará impresso na conta de água.
Interdição judicial ou administrativa do imóvel (a pedido do proprietário);
Restabelecimento irregular da ligação feita pelo cliente;
Ligação clandestina, entre outros.
Sim, desde que seja o proprietário do imóvel. Compareça ao SAC com os seguintes documentos:
Documentos pessoais e comprovante de quitação de todos os débitos do imóvel.
O parcelamento da conta pode ser feito em até 36 vezes. Ele é possível para os débitos ou quando o corte é realizado e o consumidor não possui condições para quitar de uma única vez.
É necessário apresentar os documentos relacionados abaixo:
PROPRIETÁRIO:
Conta de água do imóvel.
CPF ou documento de Identidade.
INQUILINO:
Contrato de locação do imóvel.
Conta de água.
RG original ou cópia autenticada (do inquilino e proprietário)
Formulário de autorização do proprietário preenchido e assinado por ele.
Formulário está em: www.codau.com.br Aba “Downloads” - “modelo procuração para solicitação de serviços”.
Caso não seja possível constatar a semelhança das assinaturas, será necessário solicitar o reconhecimento de firma.
Solicite pelo 115 ou pessoalmente no SAC. Apresente documento pessoal e comprovante de quitação das dívidas.
É regra fazer a mudança quando a ligação de água está cortada e o hidrômetro está em local de difícil acesso. É realizada então a mudança de padrão com religação.
Existe também a situação em que o hidrômetro instalado no local já está com sua vida útil vencida e nestes casos será realizada uma mudança de padrão com instalação de hidrômetro.
A mudança de titularidade cabe nas seguintes situações:
Venda, mudança da propriedade do imóvel devido a inventário, Formal de Partilha ou Doação.
PROPRIETÁRIO
1. Documento do imóvel: Escritura Pública ou Registro de Imóveis, Contrato de Compra e Venda, Contrato de Locação com firma reconhecida pelo locador e locatário, Termo de Doação, Termo de Permissão de Uso, Contrato de Arrendamento ou Comodato ou Formal de Partilha.
2.Conta de água.
3.Procuração assinada - apresentar originais ou cópias autenticadas do RG (outorgante e outorgado). Caso não seja possível constatar a semelhança das assinaturas, será necessário solicitar o reconhecimento de firma.
INQUILINO
Contrato de locação do imóvel.
E os itens 2 e 3.
IMOBILIÁRIA
Procuração do proprietário para a imobiliária.
E os itens 2 e 3.
O atendimento presencial está localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 5100 (Vila Olímpica) –1º piso - Praça Shopping - Uberaba/ MG CEP: 38066-015. O horário é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30.