Caixa d’água no tamanho adequado é mais tranquilidade para a família
Com o fim do período chuvoso, a queda na umidade do ar e a forte redução das precipitações causam muitos impactos no clima da região Sudeste. Em Uberaba este cenário sempre foi de alerta para a Codau e de planejamento para enfrentamento da seca.
Por isto, a comunidade também é chamada para ficar vigilante e atenta sobre a importância da instalação correta das caixas d’água nos imóveis. É a reservação adequada que colabora com a continuidade do abastecimento em cada unidade consumidora. As recomendações da Codau são para que as residências mantenham uma caixa d'água, com capacidade suficiente para atender às necessidades da família durante um período de, no mínimo, 24 horas. O tamanho da caixa d’água deve suportar um consumo de 200 litros/habitante/dia, capaz de suprir a demanda durante uma intermitência no abastecimento. E a normativa, prevista no decreto municipal 1326/98, que regulamenta a construção de reservatórios das edificações, é de no mínimo 1000 litros por unidade habitacional.
Uberaba conta com 100% de cobertura de água, toda a população tem acesso à rede pública de abastecimento. Entretanto, na estiagem há registros de aumento de consumo em mais de 20% diariamente, quando o auge da seca eleva as temperaturas. O gasto se acelera, desequilibrando o armazenamento de água dos Centros de Reservação. Além disso, a operação do sistema de água, como um todo, requer serviços de manutenções e melhorias. Essas situações podem, eventualmente, causar interrupções temporárias.
Portanto, a normativa de reservação beneficia diretamente a rotina de consumo de cada família. Uma caixa d’água doméstica, com capacidade adequada para o número de moradores na casa, permite passar com mais tranquilidade e menos transtornos os períodos de suspensão.
Ascom Codau 02.05.2024