Facebook  Instagram  LinkedIn  YouTube

Notícias

Featured

Abastecimento poderá ficar intermitente depois do desequilíbrio na reservação no fim de semana e do alto consumo de água

 

A população deve adotar ações imediatas de economia de água ao longo de toda esta semana para a retomada do equilíbrio no abastecimento de água da cidade. O alerta é da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, após a ocorrência, no sábado (22), de um grande vazamento em uma adutora mestra, responsável por abastecer quatro Centros de Reservação.

A redução nos níveis dos reservatórios da região oeste de Uberaba ainda repercutirá por alguns dias, provocando a intermitência na distribuição de água em toda a cidade. A situação se agrava com o alto consumo, bem acima do normal por conta do calor. Nos últimos dias foram dias consecutivos de sol forte, que elevaram as temperaturas. Até sexta-feira (28), os termômetros em Uberaba estarão na casa dos 34º a 36ºC e sensação térmica em torno dos 40ºC (Inmet).

O gasto de água intenso e rápido compromete ainda mais o sistema de produção e a retomada da capacidade máxima dos reservatórios. Nesta segunda-feira (24) o índice de reservação às 7h da manhã estava em 36,4%, quando ideal é acima de 70%.

“Ainda não completamos as obras estratégicas para atender o déficit atual por água. O objetivo é aumentar a produção de água em cerca de 200 litros/segundo, com a oferta extra vinda dos poços profundos, antes que o novo sistema do Rio Grande fique pronto. Um dos poços está funcionando, no reservatório 11 (Uberaba I), e o do Centro de Reservação 13 está em fase final de obra. Mas teremos que perfurar os outros dois poços previstos, um para o CR-15 e outro para o CR-16. Até a conclusão de todos eles, ainda teremos dificuldades para complementar a produção”, ressaltou o presidente da Codau, Rui Ramos.

Ele reforça a necessidade de economia e eliminação de desperdícios. “Devemos ficar atentos para não descuidar do uso racional da água. E lembrando sempre da importância de ter uma reserva adequada em casa para enfrentar qualquer tipo de intermitência na distribuição. Para uma família de até 5 pessoas a caixa d’água deve ter no mínimo, 1000 litros”, concluiu o dirigente.

Assessoria de Comunicação Codau 24.02.2025

Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG)

Fale 115

 Facebook   Instagram   LinkedIn   YouTube

Clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade. Site desenvolvido por Desenvolvido por Portal GRC - Desenvolvimento de sites para órgãos Públicos.