Codau finaliza ampliação da drenagem do viaduto da Av. São Paulo
Release Codau 27.03.25
Fotos estão disponíveis no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codauuberaba/54414151713/in/dateposted-public/
Redes sociais: codauuberaba
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas finalizou as obras de ampliação do sistema de drenagem pluvial sobre o viaduto da Av. São Paulo, sob a linha férrea, próximo ao Tiro de Guerra TG 11-003. O trabalho, concentrado apenas sob o viaduto, tornou-se complexo por conta de interferências existentes, como a travessia de uma adutora de água tratada e as diversas vigas estruturais, que sustentam o elevado.
Durante a obra, a Codau deslocou temporariamente a adutora para a perfuração de mais saídas de água pluvial no trecho sob a tubulação. Ao todo, o viaduto recebeu 41 novos pontos de escoamento de água pluvial, no diâmetro de 15 cm, para ampliar a drenagem sobre o elevado, sem impactar a sua base estrutural. O trabalho foi desenvolvido por empresa contratada que usou equipamentos especiais. As sarjetas também foram regularizadas para aumentar a eficácia do novo sistema de drenagem.
“As chuvas da semana passada testaram a eficiência desta obra. Os novos furos deverão resolver enormemente a questão dos alagamentos sobre o viaduto. Lembrando que ele foi construído há mais de 10 anos com uma drenagem deficiente e agora chegamos a um resultado muito satisfatório, minimizando os transtornos que pedestres e motoristas tinham nesta travessia, durante as chuvas. Além disso, ficaremos atentos ao acúmulo de folhas e detritos nestas saídas de água para manter a resolutividade da drenagem pluvial”, ressaltou o presidente da Codau, Rui Ramos.
Assessoria de Comunicação Codau 25.03.2025