Informativo: Abastecimento Ponte Alta
Release Codau 19.03.25
Fotos estão disponíveis no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codauuberaba/54103465165/in/dateposted-public/
Redes sociais: codauuberaba
Uma força tarefa da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas atua no bairro rural de Ponte Alta para solucionar a redução de captação de água para a comunidade, que afeta o abastecimento.
Nesta madrugada desta quarta-feira (19) uma chuva forte caiu na localidade, derrubando árvores e comprometendo novamente as minas d’água, fontes que atendem as duas Estações de Tratamento de Água (ETA), a Santo Antônio e a Taquara. A chuva de hoje voltou a carregar galhos, folhas e barro para as tubulações que levam a água até as ETAs e por isso, o tratamento foi interrompido, mais uma vez.
A expectativa é que ainda nesta quarta-feira as duas estações voltem a operar com total capacidade para normalizar o abastecimento para todos os imóveis do bairro rural. Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas em Uberaba até o fim de semana, mantendo a situação em alerta, já que as áreas das minas estão em mata fechada e sujeitas a novas intercorrências.
“Estamos garantindo hoje o abastecimento por caminhão-pipa para a escola e unidade de saúde. A nossa expectativa é que as ETAs voltem a tratar água até o final do dia. Estamos a poucos meses de resolver de vez esta dependência de captação de água das minas. As obras de perfuração do Poço Profundo Tubular estão avançadas e inclusive hoje (19) faremos o teste de vazão dele. As duas estações serão desativadas assim que o poço começar a funcionar, o que está previsto para o mês de agosto”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau.
A Companhia tem conhecimento que muitas casas do bairro rural não possuem caixa d’água. As normas técnicas estabelecem a instalação de uma caixa com tamanho correto no imóvel residencial. Uma de 1.000 litros tem capacidade de reserva por 24 horas para uma casa com até 5 pessoas.
Assessoria de Comunicação Codau 19.03.2025