Codau finalizará testes de vazão do novo poço profundo nesta sexta-feira
Fotos estão disponíveis no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codauuberaba/53559864391/in/dateposted-public/
Redes sociais: codauuberaba
Os testes de vazão do novo poço profundo tubular do Centro de Reservação (CR)- 11, no Conj. Uberaba I, tem previsão de serem concluídos em até 36 horas. Esta fase antecipa o início das atividades do equipamento e é fundamental para determinar a sua capacidade operacional.
O novo poço faz parte do complexo do CR-11 que a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas acaba de entregar. Trata-se de uma unidade que conta agora com mais dois reservatórios, com capacidade de quase 6 milhões de litros e fazem parte do planejamento de expansão do sistema de abastecimento de Uberaba.
O laudo dos testes do poço profundo será encaminhado para o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) dentro do pedido de outorga. Portanto, trata-se de um dado relevante no processo de licenciamento, que indicará a capacidade máxima de produção de água do poço. A empresa contratada para perfurar o poço segue todo o protocolo técnico nesta fase e fornecerá à Codau o dimensionamento dos materiais e bombas a serem utilizados na operação do equipamento.
A direção da Companhia esclarece que a água que está sendo bombeada ainda não pode ser direcionada para o armazenamento. Apesar de sua aparência límpida ela é descartada, pois não passou por nenhum tipo de tratamento e ainda há resquícios de argilominerais decorrentes dos produtos injetados na fase de perfuração do poço. As análises de qualidade da água, físico-químico e bacteriológicos serão feitas após a liberação da outorga. Somente após este trâmite a água será incorporada ao sistema de abastecimento, seguindo os procedimentos de controle e de vigilância de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde.
Ascom Codau 29.02.2024