Facebook  Instagram  LinkedIn  YouTube

Notícias

Educação ambiental impulsiona mudanças em defesa dos recursos naturais

 

 

 

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 26 estados do país no ano de 2012, já apontava um problema crônico no Brasil. O desperdício de água. A grande maioria dos entrevistados sabia formas de economizar no dia a dia, entretanto quase a metade deles admitiu que gastavam água em casa sem muito controle. Em 2020 o IBGE divulgou os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB - ano base de 2017) e voltou a constatar que o brasileiro gasta, em média, mais água em casa do que seria indicado.

Estima-se que um banho de 10 minutos, com o registro aberto, sejam gastos 100 litros de água. Fechar a torneira nesta atividade diária, durante a escovação de dentes, não lavar calçadas e ruas com mangueira são bons exemplos de como o cidadão pode evitar o desperdício. Umas das práticas mais interessantes de poupar água é reutilizá-la. Nesta temporada chuvosa os resultados gerados são concretos. Com a água da chuva, guardada em baldes com tampas, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, pode-se limpar a calçada, lavar automóveis e até mesmo destiná-la para o uso na descarga de vasos.

A educação ambiental impulsiona mudanças de comportamentos na gestão de recursos hídricos e por isso, tem papel de destaque ao apontar a necessidade da contribuição de cada um para o cuidado com a água e, por consequência, com o meio ambiente. Em Uberaba, por exemplo, o descarte de resíduos nas vias públicas se torna cada vez mais um problema. Levantamento realizado pela Codau indica que há mais de 320 pontos diferentes dentro do município e mesmo com a realização da limpeza urbana esse descarte volta a ser recorrente.  Mas com educação ambiental é possível despertar a consciência de que situações assim geram poluentes e doenças, diminuem a qualidade de vida e afetam a cidade como um todo.

O balanço dos programas de educação ambiental da Codau revela que o programa ‘Óleo com Bons Olhos’ voltado para alunos da rede de ensino, recolheu 4.200 litros de óleo usado de cozinha. Um poluente que deixou de ser descartado na rede de esgoto. Outras atividades como os eventos da Semana da Água e visitas monitoradas de estudantes nas unidades da Companhia reuniram cerca de 43 mil participantes entre 2021 e 2024. Oportunidades geradas para mostrar que cada cidadão pode ser um protagonista nas ações de preservação dos recursos naturais, tão fundamentais para o equilíbrio da vida no planeta.

#PraTodosVerem: foto mostra alunos de uma escola segurando garrafas PET com óleo usado e detergente entregue na troca do óleo descartado. Há uma faixa atrás, com os dizeres "Óleo com Bons Olhos; óleo usado é melhor reciclado" e um tambor para descarte do óleo, com os dizeres: "Deposite seu óleo usado aqui".

Assessoria de Comunicação Codau 18.12.2024

Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG)

Fale 115

 Facebook   Instagram   LinkedIn   YouTube

Clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade. Site desenvolvido por Desenvolvido por Portal GRC - Desenvolvimento de sites para órgãos Públicos.