Revitalização da Padre Eddie Bernardes foi entregue à comunidade
A Prefeitura de Uberaba e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) entregaram à comunidade, na sexta-feira (19), a revitalização da Av. Padre Eddie Bernardes da Silva, no bairro de Lourdes.
“Esta é uma obra aguardada há anos e que está sendo entregue pelo nosso governo. Cuidar dessa avenida é cuidar dos moradores que aqui residem e transitam por ela, que aqui têm comércio e sustentam suas famílias. Esse é mais um compromisso cumprido. Seguimos trabalhando para tornar Uberaba grande de novo”, afirmou a prefeita Elisa Araújo.
O projeto de concepção da drenagem pluvial da Av. Padre Eddie Bernardes da Silva, contratado pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, usou um cálculo hidrológico da bacia de contribuição, no tamanho de 22 hectares, para definir o dimensionamento das redes implantadas na via. Elas foram construídas nos diâmetros que variam de 600mm a 1.200 mm em material PEAD, que oferece alta eficiência.
Com isso, o sistema tem capacidade para receber mais de 1.900 litros de enxurrada por segundo. O parâmetro utilizado nos estudos foi o equivalente a uma chuva na intensidade de 164 mm, concentrada em 15 minutos, ou seja, uma tempestade capaz de causar fortes enxurradas.
Para receber toda essa precipitação, a nova drenagem, implantada pela Codau, alcançou 2,035 km, no trecho entre a Rua Sinhá Barbosa e a R. das Violetas. E nas duas margens da avenida e no canteiro central foram instaladas 188 bocas de lobo, duplas. Todos esses condutos pluviais tornam o escoamento superficial mais rápido e eficiente. As ações da Companhia também incluíram levantamentos planialtimétricos da via para orientação da altura e grau de declive do recapeamento.
“Trata-se de um projeto gigantesco que demandou, somente na drenagem pluvial, um investimento de R$4,100 milhões. É uma obra estruturante, que tem resultados práticos no desenvolvimento do bairro, no bem-estar dos moradores e na valorização do comércio. Eles recebem uma avenida sem riscos de perdas econômicas com os antigos alagamentos, agora totalmente eliminados", ressaltou o presidente da Codau, Rui Ramos.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho, a obra totaliza R$ 6,2 milhões em investimentos, sendo um desafio na resolução de problemas históricos. “Apesar das chuvas, que dificultaram o cumprimento do cronograma, todas as dificuldades foram superadas. A Padre Eddie é uma importante via para a mobilidade urbana, o comércio local e a todas as pessoas que se deslocam nas imediações”, disse.
A execução da remoção e destoca de espécies arbóreas, reperfilamento e fresagem da pista de rolamento, seguida de recapeamento, além da construção e ajardinamento do canteiro central, construção de passagens elevadas, rampas de acessibilidade, redutores de velocidade e aplicação da sinalização horizontal de toda a via, foi realizada em ação conjunta das secretarias de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Defesa Social (SDS).
Secretaria Especial de Comunicação/Codau 19.04.2024