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A partir de 2024 os novos empreendimentos que contemplarem a construção de unidades habitacionais deverão utilizar a Caixa – de Unidade de Medição de Água - UMA -, como padrão de caixa de hidrômetro. A padronização também será exigida quando houver alteração no local do ramal de água. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau. A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, que é de propriedade da Codau, portanto não há custo, a montagem é realizada exclusivamente pela Companhia. A fixação da caixa UMA segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm. E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.
Dispositivo instalado no cavalete, com objetivo de eliminar o ar da rede. O consumidor deve adquirir o produto e solicitar a instalação para a Codau.
Serviço solicitado quando um novo loteamento finalizou a implantação da rede de água é e necessário sua interligação no sistema de distribuição da Codau.
Casos em que o nível do terreno ficará superior às instalações do padrão devido a obras ou reformas. Neste caso, é necessária intervenção da Codau para reposicionar o padrão de água/hidrômetro.
Qualquer violação nas instalações do cavalete do padrão da Codau ou no hidrômetro. A intervenção para barrar a ligação clandestina pode ocorrer em forma de corte de água com a retirada do hidrômetro e cavalete ou mesmo o corte da derivação. A medidas dependem da gravidade ou reincidência.
Ligação somente executada em parques de diversão, circos ou eventos itinerantes. O valor cobrado equivale a tarifa de água não hidrometrada, categoria comercial
É a conexão do ramal predial do imóvel à rede pública de coleta de esgoto. Serviço destinado aos imóveis que não tenham ligação de esgoto ou necessitem de uma segunda ligação.
OBS.: A ligação de esgoto é solicitada somente quando já existe ligação de água ou quando o pedido acompanha a solicitação da primeira ligação de água.
Se o consumidor necessitar de uma segunda ligação é necessário uma vistoria de implantação de rede de água no imóvel.
Bueiro ou boca de lobo é a vala geralmente localizada ao longo das vias pavimentadas, para onde escoam as águas da chuva, drenadas pelas sarjetas com destino às galerias pluviais. Ela é composta da grelha e uma tampa, feita em geral de ferro ou cimento.
O serviço é a solicitação de limpeza e desobstrução manual de bueiros, bocas de lobo, quando o equipamento estiver obstruído.
A limpeza manual é feita com uso de pás, picareta, enxada e vassoura para retirar a sujeira acumulada em cima da grelha ou dentro da BL.
Bueiro ou boca de lobo é a vala geralmente localizada ao longo das vias pavimentadas, para onde escoam as águas da chuva, drenadas pelas sarjetas com destino às galerias pluviais. Ela é composta da grelha e uma tampa feita em geral de ferro ou cimento.
O serviço é a solicitação de limpeza e desobstrução mecanizada de bueiros, bocas de lobo, quando o equipamento estiver obstruído. Equipes da limpeza manual em geral, agendam este serviço, onde não foi possível a desobstrução por meio de pás e picaretas.
A limpeza consiste no uso de caminhão de hidrojateamento que realiza diversos serviços: desentupimento de ramal pluvial, lavagem na rede pluvial, limpeza e sucção na Boca de Lobo.
Serviço prestado pela Codau nas situações em que houve a execução de alguma intervenção da Companhia e ficaram restos de obras no local.
Poço de visita é o termo pelo qual se designa a instalação por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos de esgoto ou drenagem pluvial. Trata-se de um ponto de verificação.
Poço de visita ou bueiro é o termo pelo qual é designada a instalação por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos, tais como redes de esgoto ou pluvial. Situações em que o consumidor pode solicitar manutenção no poço de visita: tampa quebrada ou danificada, com abatimento ou sem tampa.
A rede coletora de drenagem pluvial é um conjunto de tubulações que transportam a água pluvial para os corpos hídricos. Situações em que o consumidor pode solicitar manutenção em galeria de água pluvial são: abatimento, entupimento, detecção de sujeira na boca de lobo ou grelha quebrada / danificada.
Se houver uma alteração do local da derivação deverá ser solicitada uma ‘mudança de ligação de água’.
Em situações onde a ligação está cortada e o hidrômetro encontra-se em local de difícil acesso é exigida a transferência dele para a testada do imóvel. Neste caso, é realizada a ‘mudança de ligação com religação’.
É de responsabilidade do solicitante os serviços de alvenaria (quebra, reposição e instalação de caixas de proteção).
A partir de 2024 a Codau oferecerá gratuitamente a Caixa UMA- Unidade de Medição de Água-, como novo padrão de caixa de hidrômetro. Neste caso de mudança de padrão o consumidor poderá solicitar a instalação desta caixa específica. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau. A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, a montagem é realizada exclusivamente pela Codau. A fixação da caixa segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm. E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.
Ocorre em situações em que houve a venda do imóvel ou a transferência da propriedade do imóvel em virtude de inventário, formal de partilha ou doação.
Toda alteração de local do padrão de água é considerada uma ‘mudança de padrão’. Em situações onde a ligação está cortada e o hidrômetro encontra-se em local de difícil acesso é compulsória a transferência dele para a testada do imóvel. E neste caso, é realizada a ‘mudança de padrão’.
Se as instalações estiverem fora dos padrões atuais da Codau e houver necessidade de uma manutenção no cavalete, nestes casos será realizada uma ‘mudança de padrão com instalação de hidrômetro’.
Em todos os casos é responsabilidade do solicitante os serviços de alvenaria (quebra, reposição e instalação de caixas de proteção)
A partir de 2024 a Codau oferecerá gratuitamente a Caixa UMA- Unidade de Medição de Água-, como novo padrão de caixa de hidrômetro. Neste caso de mudança de padrão o consumidor poderá solicitar a instalação desta caixa específica. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau. A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, a montagem é realizada exclusivamente pela Codau. A fixação da caixa segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm. E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.
A Codau de acordo com o Código de Defesa do Consumidor dispõe de 06 datas no mês disponíveis para a escolha do consumidor. São elas: 01 - 06 - 11 - 16 - 21 – 26.
O cavalete é usado na condução de água potável em trecho de tubulação compreendido entre o ponto de derivação da rede de distribuição de água ao hidrômetro. Qualquer estrago (como vazamento com rachaduras, quebra, oxidação pelo tempo, dentre outras situações) a Codau deve ser acionada para proceder os devidos consertos necessários. O consumidor deve comprar o cavalete
em lojas de material para construção e solicitar a troca. A Codau faz o serviço de instalação do cavalete e do hidrômetro, mas cabe ao consumidor o serviço de alvenaria - quebrar e reconstruir a parte do imóvel onde irá o cavalete.
A partir de 2024 a Codau oferecerá gratuitamente a Caixa UMA- Unidade de Medição de Água-, como novo padrão de caixa de hidrômetro. Neste caso de mudança de padrão o consumidor poderá solicitar a instalação desta caixa específica. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau. A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, a montagem é realizada exclusivamente pela Codau. A fixação da caixa segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm. E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.
Adequação das instalações de água às padronizações definidas pela Codau. Há dois casos específicos para esse serviço:
1 – Quando existe a necessidade de adequar a derivação de água e o padrão, por exemplo:
- Existe uma derivação galvanizada de ½ polegada e será necessário adequar ao padrão Codau de ¾”
- Um Prédio que solicitou uma ligação inicial, para construção, de ¾” e ao finalizar a construção necessita de adequação da bitola de alimentação dos apartamentos.
2 – Quando existe a necessidade de adequar o padrão Codau às definições da Companhia, como altura do cavalete, tamanho da caixa de proteção, dentre outras.
3 – Caixa Uma – quando consumidor deseja adequar as instalações atuais para a Caixa UMA
A ligação de água é o ponto de conexão do ramal predial do imóvel com a rede pública de distribuição de água. Serviço solicitado para imóveis que não tenham a ligação de água.