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Carta de Serviços

Serviços

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Busque os serviços por palavras chaves na caixa de pesquisa ou pelas iniciais do título de cada serviço.

A partir de 2024 os novos empreendimentos que contemplarem a construção de unidades habitacionais deverão utilizar a Caixa – de Unidade de Medição de Água - UMA -, como padrão de caixa de hidrômetro. A padronização também será exigida quando houver alteração no local do ramal de água. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau.  A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, que é de propriedade da Codau, portanto não há custo, a montagem é realizada exclusivamente pela Companhia. A fixação da caixa UMA segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm.  E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.

 

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30.
presencial
cidadao, empresa
Gratuito


Dispositivo instalado no cavalete, com objetivo de eliminar o ar da rede. O consumidor deve adquirir o produto e solicitar a instalação para a Codau.

 

Ligar Central de Atendimento Telefônico - CAT – 115 ou 0800 941 0115. Ter acessível uma fatura da Codau para informar o identificador, localizado no canto superior esquerdo composto por 7 dígitos, ao lado do nome do consumidor.
telefone
cidadao
Religação: R$ 100,22 + Taxa de expediente: R$ 3,88


Serviço solicitado quando um novo loteamento finalizou a implantação da rede de água é e necessário sua interligação no sistema de distribuição da Codau.

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com todos os documentos pessoais.
presencial
cidadao, empresa
Cada metro linear de rede de água 60mm: R$ 42,97 - 85mm: R$ 59,71 - 100mm: R$ 82,70


Casos em que o nível do terreno ficará superior às instalações do padrão devido a obras ou reformas. Neste caso, é necessária intervenção da Codau para reposicionar o padrão de água/hidrômetro.

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com os documentos pessoais.
presencial
cidadao, empresa
Levantar o padrão: R$ 363,32 + Taxa de expediente: R$ 3,88


Qualquer violação nas instalações do cavalete do padrão da Codau ou no hidrômetro. A intervenção para barrar a ligação clandestina pode ocorrer em forma de corte de água com a retirada do hidrômetro e cavalete ou mesmo o corte da derivação. A medidas dependem da gravidade ou reincidência.

 

presencial
cidadao, empresa
Multa de infração: R$ 990,15 + Taxa de expediente: R$ 3,88


Ligação somente executada em parques de diversão, circos ou eventos itinerantes. O valor cobrado equivale a tarifa de água não hidrometrada, categoria comercial

 

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com os documentos pessoais do solicitante, CNPJ da empresa e o alvará de licença de funcionamento emitido pela PMU.
presencial
cidadao, empresa
Tarifa de água não hidrometrada - categoria comercial = R$238,46


É a conexão do ramal predial do imóvel à rede pública de coleta de esgoto. Serviço destinado aos imóveis que não tenham ligação de esgoto ou necessitem de uma segunda ligação.

OBS.: A ligação de esgoto é solicitada somente quando já existe ligação de água ou quando o pedido acompanha a solicitação da primeira ligação de água.

Se o consumidor necessitar de uma segunda ligação é necessário uma vistoria de implantação de rede de água no imóvel.

 

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30. 1 - Se for a primeira ligação o consumidor deve levar à Central de Atendimento os seguintes documentos: 2- O original do documento do imóvel - contrato da loteadora, contrato da CEF, Cohagra ou órgãos similares ou ainda, se for o caso, a escritura do imóvel registrada em cartório; 3 - Apresentar documentos pessoais originais: preferencialmente CPF;
presencial
cidadao, empresa


Bueiro ou boca de lobo é a vala geralmente localizada ao longo das vias pavimentadas, para onde escoam as águas da chuva, drenadas pelas sarjetas com destino às galerias pluviais. Ela é composta da grelha e uma tampa, feita em geral de ferro ou cimento.

O serviço é a solicitação de limpeza e desobstrução manual de bueiros, bocas de lobo, quando o equipamento estiver obstruído.

A limpeza manual é feita com uso de pás, picareta, enxada e vassoura para retirar a sujeira acumulada em cima da grelha ou dentro da BL.

 

Ligar no 115 ou comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30.
telefone
cidadao, empresa
Gratuito


Bueiro ou boca de lobo é a vala geralmente localizada ao longo das vias pavimentadas, para onde escoam as águas da chuva, drenadas pelas sarjetas com destino às galerias pluviais. Ela é composta da grelha e uma tampa feita em geral de ferro ou cimento.

O serviço é a solicitação de limpeza e desobstrução mecanizada de bueiros, bocas de lobo, quando o equipamento estiver obstruído. Equipes da limpeza manual em geral, agendam este serviço, onde não foi possível a desobstrução por meio de pás e picaretas.

A limpeza consiste no uso de caminhão de hidrojateamento que realiza diversos serviços: desentupimento de ramal pluvial, lavagem na rede pluvial, limpeza e sucção na Boca de Lobo.

 

Ligar no 115 ou comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30.
telefone
cidadao, empresa
Gratuito


Serviço prestado pela Codau nas situações em que houve a execução de alguma intervenção da Companhia e ficaram restos de obras no local. 

Ligar na Central de Atendimento Telefônico – CAT 115; ter em mãos documentos pessoais e conta de água. É importante informar o nome correto da rua, se possível, um ponto de referência mais próximo ao local, ou mesmo o número do identificador da fatura.
telefone
cidadao, empresa
Gratuito


Poço de visita é o termo pelo qual se designa a instalação por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos de esgoto ou drenagem pluvial. Trata-se de um ponto de verificação.

 

Ligar na Central de Atendimento Telefônico – CAT 115 ter em mãos documentos pessoais e conta de água. É importante informar o nome correto da rua, se possível, um ponto de referência mais próximo ao local, ou mesmo o número do identificador da fatura.
telefone
cidadao, empresa
Gratuito


Poço de visita ou bueiro é o termo pelo qual é designada a instalação por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos, tais como redes de esgoto ou pluvial. Situações em que o consumidor pode solicitar manutenção no poço de visita: tampa quebrada ou danificada, com abatimento ou sem tampa.

 

Ligar na Central de Atendimento Telefônico – CAT 115; ter em mãos documentos pessoais e conta de água. É importante informar o nome correto da rua, se possível, um ponto de referência mais próximo ao local, ou mesmo o número do identificador da fatura.
telefone
cidadao, empresa
Gratuito


A rede coletora de drenagem pluvial é um conjunto de tubulações que transportam a água pluvial para os corpos hídricos. Situações em que o consumidor pode solicitar manutenção em galeria de água pluvial são: abatimento, entupimento, detecção de sujeira na boca de lobo ou grelha quebrada / danificada.

 

Ligar na Central de Atendimento Telefônico – CAT 115; ter em mãos documentos pessoais e conta de água. É importante informar o nome correto da rua, se possível, um ponto de referência mais próximo, ou mesmo o número do identificador da fatura.
telefone
cidadao, empresa
Gratuito


Se houver uma alteração do local da derivação deverá ser solicitada uma ‘mudança de ligação de água’.

Em situações onde a ligação está cortada e o hidrômetro encontra-se em local de difícil acesso é exigida a transferência dele para a testada do imóvel. Neste caso, é realizada a ‘mudança de ligação com religação’.

É de responsabilidade do solicitante os serviços de alvenaria (quebra, reposição e instalação de caixas de proteção). 

A partir de 2024 a Codau oferecerá gratuitamente a Caixa UMA- Unidade de Medição de Água-, como novo padrão de caixa de hidrômetro. Neste caso de mudança de padrão o consumidor poderá solicitar a instalação desta caixa específica. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau.  A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, a montagem é realizada exclusivamente pela Codau. A fixação da caixa segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm.  E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.

 

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com os documentos pessoais. Solicitado pelo proprietário ou com autorização do mesmo.
presencial
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Derivação de água: R$ 155,90 + Taxa de expediente: R$ 3,88


Ocorre em situações em que houve a venda do imóvel ou a transferência da propriedade do imóvel em virtude de inventário, formal de partilha ou doação.

 

- Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com os documentos pessoais. - Deverá apresentar documento público como: escritura, registro de imóveis, formal de partilha dentre outros.
presencial
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Gratuito


Toda alteração de local do padrão de água é considerada uma ‘mudança de padrão’. Em situações onde a ligação está cortada e o hidrômetro encontra-se em local de difícil acesso é compulsória a transferência dele para a testada do imóvel. E neste caso, é realizada a ‘mudança de padrão’.

Se as instalações estiverem fora dos padrões atuais da Codau e houver necessidade de uma manutenção no cavalete, nestes casos será realizada uma ‘mudança de padrão com instalação de hidrômetro’.

Em todos os casos é responsabilidade do solicitante os serviços de alvenaria (quebra, reposição e instalação de caixas de proteção) 

A partir de 2024 a Codau oferecerá gratuitamente a Caixa UMA- Unidade de Medição de Água-, como novo padrão de caixa de hidrômetro. Neste caso de mudança de padrão o consumidor poderá solicitar a instalação desta caixa específica. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau.  A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, a montagem é realizada exclusivamente pela Codau. A fixação da caixa segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm.  E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com os documentos pessoais.
presencial
cidadao, empresa
(Ver em Detalhes)


A Codau de acordo com o Código de Defesa do Consumidor dispõe de 06 datas no mês disponíveis para a escolha do consumidor. São elas: 01 - 06 - 11 - 16 - 21 – 26.

 

- Solicitar pelo site www.codau.com.br - selecionar: agência virtual e a opção: alterar vencimentos; ou ligar na Central de Atendimento Telefônico – CAT 115; - Ter acessível uma fatura da Codau para informar o identificador, localizado no canto superior esquerdo composto por 7 dígitos, ao lado do nome do consumidor
Online, telefone
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Gratuito


O cavalete é usado na condução de água potável em trecho de tubulação compreendido entre o ponto de derivação da rede de distribuição de água ao hidrômetro. Qualquer estrago (como vazamento com rachaduras, quebra, oxidação pelo tempo, dentre outras situações) a Codau deve ser acionada para proceder os devidos consertos necessários. O consumidor deve comprar o cavalete 

em lojas de material para construção e solicitar a troca. A Codau faz o serviço de instalação do cavalete e do hidrômetro, mas cabe ao consumidor o serviço de alvenaria - quebrar e reconstruir a parte do imóvel onde irá o cavalete.

A partir de 2024 a Codau oferecerá gratuitamente a Caixa UMA- Unidade de Medição de Água-, como novo padrão de caixa de hidrômetro. Neste caso de mudança de padrão o consumidor poderá solicitar a instalação desta caixa específica. O modelo atende ligações individuais, substituindo os antigos modelos de cavalete em ferro galvanizado. O projeto poderá ser solicitado à Codau.  A caixa UMA é fabricada em policarbonato, acompanhada de tubo corrugado. Ambos adquiridos na Codau. A sua instalação no imóvel é de responsabilidade do consumidor. Já o hidrômetro, a montagem é realizada exclusivamente pela Codau. A fixação da caixa segue uma padronização: a altura do piso até o topo da caixa deve ser de 90 cm.  E deve ter um afastamento máximo de 25 cm da divisa frontal do terreno.

 

Ligar na Central de Atendimento Telefônico – CAT 115; ter em mãos documentos pessoais e conta de água. É importante informar o nome correto da rua, se possível, um ponto de referência mais próximo ao vazamento, ou mesmo o número do identificador da fatura.
telefone
cidadao, empresa
Gratuito


Adequação das instalações de água às padronizações definidas pela Codau. Há dois casos específicos para esse serviço:

1 – Quando existe a necessidade de adequar a derivação de água e o padrão, por exemplo:

  • Existe uma derivação galvanizada de ½ polegada e será necessário adequar ao padrão Codau de ¾”
  • Um Prédio que solicitou uma ligação inicial, para construção, de ¾” e ao finalizar a construção necessita de adequação da bitola de alimentação dos apartamentos.

2 – Quando existe a necessidade de adequar o padrão Codau às definições da Companhia, como altura do cavalete, tamanho da caixa de proteção, dentre outras.

3 – Caixa Uma – quando consumidor deseja adequar as instalações atuais para a Caixa UMA

 

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com os documentos pessoais. Principais Etapas do Serviço: Comparecer ao SAC e solicitar a vistoria; Solicitar uma vistoria de padronização, mediante as informações da vistoria que o serviço será executado; Retornar ao SAC para a solicitação do serviço e pagamento das taxas. Tramitação interna da O.S. (Ordem de Serviço), pode ser ac
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Padronização: R$ 363,38 + Taxa de expediente: R$3,88


A ligação de água é o ponto de conexão do ramal predial do imóvel com a rede pública de distribuição de água. Serviço solicitado para imóveis que não tenham a ligação de água.

Comparecer ao SAC na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 5100 - primeiro piso (Praça Shopping), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, com os documentos pessoais. Existem duas situações:
presencial
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Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG)

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